Nossa Experiência
Contencioso penal estratégico
- Defesa em inquéritos policiais e procedimentos investigativos em geral
- Defesa em ações penais de todos os graus de complexidade
- Negociação de acordos com autoridades
- Atuação para desbloqueio de bens e valores
- Representação do cliente enquanto vítima
A existência de litígios penais – em fase de investigação ou processual – é parte corriqueira na vida de muitas empresas, mesmo quando excepcionais (contencioso de alta complexidade). Em todos os casos, seu potencial danoso para as entidades e pessoas físicas envolvidas é inegável.
O êxito no enfrentamento do litígio – dos casos envolvendo problemas do dia a dia aos mais complexos – está diretamente ligado ao planejamento prévio, organização, segurança e serenidade na forma de lidar com as intercorrências. A gestão desse tipo de questão vai muito além da técnica jurídica necessária para o acompanhamento processual, envolve aspectos estratégicos e psicológicos muito mais complexos, como a gestão das pessoas envolvidas, relacionamento com os stakeholders e a mídia.
Gestão e prevenção de riscos penais (Compliance)
- Compliance de riscos criminais
- Implementação, aprimoramento e monitoramento de programas de compliance
- Elaboração de código de ética, políticas e procedimentos
- Educação e treinamento
- Due dilligence de integridade
- Due dilligence de processos criminais para fins de M&A
- Monitoramento externo
- Aconselhamento estratégico
- Compliance de dados
Os custos relacionados a problemas legais, especialmente na esfera criminal, e os potenciais danos de imagem, de consequências muitas vezes incalculáveis, são um problema real para todas as empresas, em particular nos dias atuais, com os efeitos de todas grandes operações policiais e a crescente pressão de vários setores da sociedade por uma cultura de compliance.
Usando a prevenção como instrumento, buscamos a eliminação e/ou redução de riscos legais, oferecendo soluções individualizadas (by design), diminuindo custos e proporcionando o engajamento de todas as partes interessadas, os chamados stakeholders.
Gestão de crises
A larga experiência dos sócios do escritório em questões penais de alta relevância possibilita a atuação estratégica em situações de crise, inclusive precedentes ao litígio, envolvendo:
- Planejamento prévio
- Organização
- Segurança e serenidade na forma de lidar com as intercorrências
- Observância de aspectos estratégicos e psicológicos
- Gestão das pessoas envolvidas
- Atenção ao relacionamento com os stakeholders e a mídia.
Atuação Social
O escritório também julga essencial a dedicação a atividades sociais, exercendo advocacia pro bono e atuando em parceria com institutos e organizações, como o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), sempre de forma a contribuir para uma sociedade mais justa.